Porque é a arqueologia uma ciência essencial
A arqueologia é uma ciência absolutamente essencial por “alimentar” diversas outras com fontes, dados e elementos que lhes permitam, por sua vez, fazer progressos científicos. Em última análise, trata-se de uma ciência essencial para o auto-conhecimento do ser humanos, para a compreensão da influência do passado sobre o presente e dos efeitos que poderemos exercer sobre o futuro. Vejamos alguns exemplos desta função da arqueologia.
História
A ciência histórica faz-se com recurso a fontes, uma vez que não é possível viajar no tempo e constatar in loco o que aconteceu. O trabalho da arqueologia é, basicamente, procurar fontes para que o corpo de conhecimento da história se possa, progressivamente, alargar.
Antropologia
A ciência antropológica tem como objeto o estudo da Humanidade como um todo, nas suas vertentes física, biológica e cultural. O seu campo de ação, abrangendo sociedades e culturas atuais, em vias de extinção e extintas, espalha-se ao longo de dois milhões de anos. Neste sentido, a arqueologia é uma fonte essencial de dados e informação, também, para esta ciência.
Ecologia
Os problemas ecológicos não são um exclusivo das sociedades modernas. Na verdade, a Humanidade contemporânea apenas possui mais recursos técnicos; mas eles podem servir tanto para se defender na Natureza e dominá-la, como para exauri-la mais rapidamente e em grande escala. São vários os exemplos: a desflorestação que o povo Rapanui causou na sua ilha da Páscoa; o desaparecimento dos vikings da Gronelândia, em virtude do arrefecimento do clima; ou até mesmo a necessidade dos romanos de construir aquedutos e canais de fontes distantes para abastecer de água a cidade de Roma, que possuía, no auge do império, mais de um milhão de habitantes.
Biologia
No Ártico canadiano, dados arqueológicos permitiram aos biólogos tentar reconstruir o meio ambiente no qual teriam vivido os antepassados dos povos Inuit. Este é apenas um exemplo de como a arqueologia contribui igualmente para o desenvolvimento da biologia.