O que pode esperar numa carreira na arqueologia

guillermo-archeology_11249_600x450Uma carreira na arqueologia não trará a mesma fama de uma carreira de sucesso no futebol; contudo, o certo é que a maior parte dos futebolistas também não passa do anonimato. O verdadeiro apaixonado pela arqueologia não deixará de vibrar com o melhor da sua profissão. Veja agora aquilo que pode esperar de uma carreira na arqueologia.

A História à sua frente

História e arqueologia são disciplinas irmãs e inseparáveis. O arqueólogo não irá encontrar diariamente tesouros valiosos ou descobertas inéditas, mas é certo que pelas suas mãos passarão, em primeiro plano, objectos, vestígios e indícios deixados pelos nossos antepassados e aí depositados até esse momento.

Trabalho de campo

O trabalho do arqueólogo exige muitas horas ao ar livre, em trabalho de campo. É necessário escavar, escovar e acompanhar o andamento dos trabalhos no próprio local das escavações. Contudo, em alguns cenários o arqueólogo poderá estar mais alocado ao trabalho académico; é o caso dos profissionais que integram os quadros de autarquias, onde estarão responsáveis pela mais pela preservação e supervisionamento do material existente e pelo contacto com o público.

Especialização académica

O arqueólogo é, antes do mais, um cientista e um académico; como tal um parte do seu trabalho passará pela biblioteca e pelo escritório. A redação e publicação de artigos científicos será certa e a passagem pela sala de aula enquanto professor é também uma forte probabilidade. A aprendizagem de línguas antigas poderá igualmente ser uma opção.

Incerteza financeira

Posto isto, os arqueólogos não são as pessoas mais populares ou famosas, e também não são as mais ricas. Uma vez que os candidatos a arqueólogo são mais do que aqueles que o setor necessita, a precariedade profissional é um risco para o qual devem estar preparados.

Viajar, sempre!

Para os arqueólogos que integrem os quadros de autarquias, espera-se um estilo de vida sedentário; contudo, para aqueles que estejam ativamente envolvidos em vários projetos e respetivo trabalho de campo, podem contar com mudanças frequentes de casa e terem sempre a mala pronta, pois os vestígios do passado encontram-se espalhados por todo o país!