A evolução da sociedade e as provas arqueológicas

As provas e o conjunto de conhecimento desenvolvido pela arqueologia ajudam as sociedades modernas a responder à grande pergunta que todas as ciências e filosofias se colocam: o que é o ser humano. Além disso, na atualidade, a colaboração entre diversas ciências permite-nos maximizar o conhecimento que podemos extrair das provas arqueológicas, de uma forma que não seria possível no passado recente.

Mais respeito pelo passado

Ao desvendar os segredos das civilizações antigas e dar-nos uma imagem mais nítida do que foi a sua História, as suas circunstâncias, os seus usos e costumes e a forma como resolveram os seus problemas, a arqueologia inspira-nos a respeitar mais o passado. Os nossos antepassados deixam de ser figuras abstratas, semelhantes a personagens de romances de cavalaria, e passam a ser aos nossos olhos figuras humanas concretas, com as suas alegrias e tristezas, derrotas e vitórias. Dessa forma, é inevitável que nos identifiquemos mais com o seu destino e com o nosso próprio.

A polémica de D. Afonso Henriques

Um exemplo conhecido foi a tentativa de exumação de D. Afonso Henriques, tentada por uma investigadora da Universidade de Coimbra, que foi recusada pelo governo. O primeiro rei português encontra-se sepultado precisamente na cidade dos estudantes, na igreja do mosteiro de Santa Cruz. O governo alegou que a preservação das ossadas ficaria em risco; contudo, foi uma oportunidade perdida para aplicar a ciência, nomeadamente nas áreas da antropologia e da biologia, de forma a maximizar o conhecimento sobre a Idade Média.

Ricardo III de Inglaterra

King_Richard_IIINo Reino Unido, pelo contrário, quando obras num parque de estacionamento da cidade de Leicester deixaram a descoberto um esqueleto que poderia ser do rei Ricardo III, foram efetuados extensos testes para determinar esta possibilidade. Os cientistas acabaram por validar a identidade dos ossos, tendo o rei sido novamente sepultado, agora na catedral de Leicester. Os ingleses puderam solucionar assim um dos mais famosos mistérios da sua História.